Que é Espírito?
São
os Seres criados por Deus, filhos eternos, vivendo nesse mundo relativo, em
processo de redescobrimento de sua realidade.
Foram criados perfeitos tendo, no entanto perdido a consciência dessa
perfeição ao se afastarem de Deus. Passaram
um bilhão e quinhentos milhões de anos nos primeiros três reinos da natureza
(mineral, vegetal e animal) descobrindo qualidades e perfeições que já faziam
parte de Si. Reiniciavam sua caminhada
de retorno. Ao entrar no reino humano já com inúmeras redescobertas realizadas
nos três anteriores, passaram a ter a opção de escolha de novos caminhos ou
continuar agindo, exclusivamente, com base nos hábitos adquiridos anteriormente
que foram necessários ao Ser, naquelas
fases. Nesse novo reino a transformação é marcante. Já não é necessário, com a
mesma intensidade, a utilização, por exemplo, de seu instinto de defesa o que
no reino animal era primordial. Como esse
instinto continua, no entanto, latente nessa nova fase, o Espírito prossegue,
no reino humano, a reagir semelhantemente ao que fazia no reino animal. Como
esse instinto, tantos outros adquiridos se apresentam necessitando, do Ser, um
trabalho constante para se desvestir de cada um deles para que a Sua natureza real
possa se manifestar.
Nosso
Espírito, que passa por todos esses diferentes estados de consciência, ou seja
- gradualmente saber qual é a sua realidade - é um Ser perfeito que perdeu a
consciência de si mesmo. Sua mente,
portanto, exterioriza aquilo que Ele, a cada momento, conseguiu reconquistar de sua perfeição original.
Sendo
este Ser, em sua essência, perfeito, aquilo que chamamos estados evolutivos ou
etapas de evolução, são, na realidade, estágios/níveis de consciência de sua
real e perfeita natureza. Os pseudos erros que comete são cometidos por ignorância
e não por querer o mal. Existe uma diferença fundamental entre conhecer e
saber. Conhecer é tudo aquilo que já nos
foi exposto por terceiros ou o que percebemos através de todos os nossos
sentidos. Este é um conhecimento intelectual que não faz ainda parte consciente da nossa
natureza. Saber é descobrir que tal conhecimento já era integrante da nossa realidade
espiritual. A partir dai, tal descoberta
elimina qualquer possibilidade de agirmos de forma diferente daquela
preconizada por esse saber, porque ele já é parte da nossa realidade e passa a
se manifestar automaticamente toda vez que a oportunidade se manifesta.
O
“Reino de Deus” é eterno e o tempo e o espaço, nele, não existem. O Espírito evolui, autoconhecendo-se. Esse
processo se realiza no mundo físico e espiritual de três dimensões que é o
universo finito no qual vivemos onde, a necessidade do ontem do hoje e do
amanhã são indispensáveis. Desse universo sairemos no momento em que
adquirirmos total consciência de nossa realidade i.e. da condição original em
que, nós Espíritos, fomos criados por Deus. Aí teremos chegado à Casa do Pai e seremos um
com Ele.
Francisco
Fortes
11/05/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário